A importância de ter um Personal Trainer

Muitas pessoas não gostam de frequentar ginásios seja pelo tempo de espera ou por sentirem que não lhes é dada a devida atenção. Surge então a necessidade de um Personal Trainer que basicamente é um professor de Educação Física particular.

O que é um personal trainer?

O personal trainer é um profissional de Educação Física que podemos contratar quer seja para nos ajudar a manter ou recuperar a forma.

Motivos para ter um Personal Trainer

Personal TrainerExistem motivos de sobra para se contratar um Personal Trainer, como por exemplo:

  • Treino adaptado e individualizado: como cada ser humano é único e individual o PT, como é chamado muitas vezes, cria um treino que se adapte ás características da pessoa em questão. Este plano é também feito em função dos objetivos que a pessoa pretende alcançar. Deste modo o treino torna-se bastante mais proveitoso para a pessoa pois vai de encontro ás suas capacidades e necessidades.
  • Falta de motivação: esse é um dos maiores impasses que a pessoa sente quando se trata de ir ao ginásio. Ir ao ginásio implica ter que dividir os aparelhos com várias pessoas e consequentemente esperar que elas acabem o seu exercício numa determinada máquina para poder então prosseguir com o seu treino. Esta situação faz com que perca o seu ritmo de treino e sinta que tão depressa não verá resultados. Com o personal trainer você tem a certeza que o seu treino será ininterrupto sem qualquer tipo de quebra tornando-se assim mais vantajoso.
  • Segurança: o personal trainer é a maneira mais segura de praticar exercício, pois ele encontra-se constantemente a auxilia-lo e a corrigir a sua postura caso esta não for a mais adequada num certo e determinado tipo de exercício. Com o PT a probabilidade de se lesionar é então bastante reduzida. Quando se trata de fazer musculação, o PT é uma mais valia pois ele consegue determinar a carga certa para atingir os seus objetivos e permite que o seu aumento seja progressivo e seguro. Por sua vez no ginásio a sua segurança é bastante reduzida, pois nem sempre tem alguém a dizer lhe qual é a postura que tem de adotar para o exercício em questão, qual o melhor peso para si ou como funciona uma determina máquina.
  • Flexibilidade de horários: no ginásio é necessário restringir o seu treino em função dos horários estabelecidos, o que muitas vezes acaba por se tornar num entrave. Se estiver a ser acompanhado por um personal trainer não sentirá este tipo de problema, pois beneficia de uma maior liberdade de horário.
  • Resultados rápidos: através de um personal trainer é possível atingir os seus objetivos mais rapidamente do que se estivesse a frequentar um ginásio. O acompanhamento de um PT permite que os resultados sejam avaliados constantemente o que permite perceber se é necessário ou não fazer reajustes no seu treino.
  • Variedade: ao ser acompanhada por um PT os seus treinos vão sempre diversificados, ao contrário do que acontece quando frequenta o ginásio. Logo a sua motivação será uma constante.

Acompanhamento de pessoas com mobilidade reduzida

O treino acompanhado do personal trainer é sem dúvida a maneira mais segura de praticar atividade física, principalmente quando as pessoas em questão possuem mobilidade reduzida. Os conhecimentos amplos do personal trainer bem como o seu constante acompanhamento e o seu treino personalizado são uma mais valia para para este tipo de população. Através da constante avaliação seja da postura, seja da execução correta dos exercícios ou mesmo dos parâmetros de intensidade é possível também que pessoas com determinadas doenças como por exemplo a diabetes, fibromialgia, osteartrose, doenças do sistema cardiovascular entre outras possam praticar exercício em segurança. A prática de exercício neste tipo de população é sempre uma forma de melhorar a qualidade de vida bem como de proporcionar momentos de lazer e distração.

Vantagens de ter um personal trainer

Recorrer ao personal trainer é uma forma de deixar de ser sedentário, é uma forma de motivação pois os seus treinos deixam de ser monótonos e você sente-se acompanhado, protegido e amparado. Se já tentou perder peso e não foi bem sucedido, se apresenta um determinado problema de saúde saiba que o personal trainer é a forma de treino ideal para si.

Publica um comentário