Moxabustão

O moxabustão é uma técnica terapêutica que recorre ao uso de calor com o intuito de promover a cura. Para além de ser uma técnica complementar para muitos tratamentos, os seus benefícios são semelhantes aos da acupuntura por isso se tem fobia de agulhas a moxabustão é a técnica ideal para si.

O que é Moxabustão

MoxabustãoA moxabustão, também conhecida como moxa, é uma técnica terapêutica que se baseia na medicina tradicional chinesa e cujos fundamentos são os mesmos que os utilizados na acupuntura. No entanto, a moxabustão não utiliza agulhas, mas calor. Esta realiza-se através do calor proveniente da combustão de duas ervas, a artemísia sinensis e a artemísia vulgaris. As ervas são inicialmente colocadas num bastão que posteriormente é aceso. A combustão destas duas ervas é direccionada para os mesmos meridianos energéticos da acupuntura. A medicina tradicional chinesa defende que o frio e a humidade são dois dos grandes responsáveis por doenças, sendo que através desta técnica é possível afastar o frio e a humidade e reparar então, o equilíbrio corporal.

Tipos de moxabustão

Existem dois tipos de moxabustão:

  • A Moxabustão direta com cones: consiste em colocar o cone diretamente sobre a pele, sendo que esta se pode dividir em moxa com cicatriz e moxa sem cicatriz. No processo da moxa sem cicatriz a pele é inicialmente besuntada com vaselina e só depois se coloca a moxa e se a acende. Este processo queima em média 3 a 5 cones. É geralmente suportado pela maioria das pessoas, não queima a pele apenas a deixa com uma cor avermelhada. O processo da moxa com cicatriz é bastante bem sucedido, mas não é visto com bons olhos pela maioria das pessoas pois deixa marcas na pele durante um certo período de tempo. Neste processo a pele é besuntada com alho, que promove o efeito estimulante da moxabustão e estimula o efeito abrasivo do cone.
  • A Moxabustão indireta: neste processo são colocados determinados produtos sobre a pele como por exemplo gengibre e alho para que não haja possibilidade de queimadura. Em cima destes são então colocados os cones acesos. O cone é aplicado até que a pessoa sinta uma dor acentuada. Repete-se esta operação até que a pele apresente um tom avermelhado.

A história da Moxabustão

A moxabustão tem origem na palavra japonesa amokusa que significa literalmente erva queimada. Esta técnica foi inventada e utilizada pelos povos orientais e os seus primeiro relatos indicam que se trata de uma técnica mais antiga que a acupuntura. Apareceu primeiramente no norte da China e hoje faz parte dos sistemas de medicina oriental tradicional do Japão, da Coreia, do Vietname, ente outros. Aos poucos e poucos esta terapia tem vindo a difundir-se também no mundo ocidental.

Benefícios da Moxabustão

Esta terapia além de promover o relaxamento físico e mental, pode ser aplicada em pessoas que sofrem de:

  • Dores nas costas, nos joelhos e em dores musculares;
  • Stress, ansiedade e insónias;
  • Problemas no sistema digestivo;
  • Problemas intestinais como diarreia;
  • Cólicas menstruais;
  • Artrite e reumatismo;
  • Problemas de foro psicológico como a depressão;
  • Doenças do sistema respiratório como a asma, a sinusite e a constipação;

Contraindicações

Não é indicado o uso desta terapia em pessoas que se apresentem embriagadas ou com algum tipo de intoxicação. Não é recomendada em pessoas que se encontrem em estado febril, que apresentem queimaduras, que tenham acabado de fazer esforços físicos, que estejam a praticar algum tipo de jejum ou ainda que se encontrem numa determinada situação de emergência. É ainda não aconselhável em pessoas que se encontrem grávidas e em estados emocionais alterados.

A moxabustão pode ser usada não só como tratamento principal mas como tratamento complementar. Foi reconhecida, em 2010, pela UNESCO como Património Cultural Intangível da Humanidade sendo assim reconhecido o seu valor e os seus benefícios.

Publica um comentário