Ventosaterapia
A Ventosaterapia é uma terapia milenar que é muito procurada nos dias de hoje. Esta utiliza a força de sucção como forma de tratamento, seja este para fins terapêuticos ou estéticos.
A história da Ventosaterapia
Desde há milhares de anos que esta terapia tem vindo a ser utilizada pelos mais diversos povos, que através de determinados objetos conseguiam criar o efeito das ventosas. Os objetos mais utilizados eram por exemplo cabaças, chifres de animais, objetos de bambu e até de metal. Segundo alguns registos esta terapia era muito usual no Ocidente antigo, e como existiam poucos recursos para tratar doenças, esta terapia era aplicada constantemente.
O que é a Ventosaterapia?
A ventosaterapia é uma técnica que se baseia na aplicação de campânulas de vidro (ventosas) em pontos meridionais, determinados pela medicina tradicional chinesa. Estas campânulas de vidro são previamente aquecidas com a finalidade de criarem vácuo aquando da sua colocação. Devido à diferença de pressão existente entre o ar interior e o ar exterior é então criada uma força de sucção. Através da sucção a circulação sanguínea é estimulada o que permite que as toxinas que se encontram no nosso sangue sejam libertadas. A ventosaterapia provoca dois tipos de efeito: o geral e o local. O efeito geral diz respeito à purificação do sangue, a uma melhoria do sistema circulatório e ainda ao equilíbrio do sistema nervoso. O efeito local consiste no alívio de uma determinada dor ou de tensões e relaxamento não só dos músculos mas também das articulações.
Quais são os benefícios da Ventosaterapia?
A ventosaterapia, como já foi referido anteriormente, contempla não só um tratamento estético mas também terapêutico. A nível estético ela é bastante indicada para tratamentos tanto de celulites como de estrias e ainda de gordura localizada.
As ventosas são também utilizadas apenas para obter o efeito de uma massagem relaxante. Esta massagem realiza-se através do deslize das ventosas em determinadas zonas do corpo como costas e coxas, mas é necessário que previamente o corpo esteja besuntado com algum tipo de produto que permita o deslize das ventosas. Esta massagem para além do relaxamento dos músculos e articulações permite, através da transpiração e da dilatação dos poros, remover a pele ressequida. Esta ajuda ainda a ativar a circulação sanguínea,
Devido ao facto das ventosas obterem controlo sobre a corrente sanguínea e permitirem acabar com determinadas estagnações elas são sem dúvida uma mais valia no que toca a purificar o sangue, e consequentemente a desintoxicar o corpo.
A eficácia da Ventosaterapia
A ventosaterapia é indicada para os mais variados problemas, tornando-se bastante eficaz em tratamentos de:
- Dores de cabeça;
- Problemas do sistema digestivo;
- Problemas de tensão arterial;
- Dores abdominais, musculares e nas costas;
- Artrite e reumatismo;
- Bronquite;
- Stress;
- Problemas relacionados com o sistema digestivo;
Contraindicações da Ventosaterapia
Muitas pessoas vêm esta terapia como uma técnica extremamente agressiva para o corpo e têm receio de a experimentarem. Por vezes as ventosas acabam por deixar marcas de tom avermelhado na pele, no entanto estas marcas acabam por desaparecer por si só. Não existem muitas contraindicações desta terapia. Aconselha-se que esta prática não seja aplicada em pessoas que possuam ferimentos ou problemas de pele tais como psoríase ou micoses. Em pessoas que sofrem de problemas cardíacos e em mulheres grávidas aconselha-se a que estes façam uma primeiramente uma avaliação com o terapeuta. Importa salientar que cada pessoa é um caso e que só o terapeuta pode avaliar se a ventosaterapia é ou não contraindicada para a pessoas em questão.
A ventosaterapia é uma terapia natural que tem vindo a convencer cada vez mais portugueses devido aos resultados alcançados. É uma terapia que vale a pena experimentar seja apenas para relaxar ou para obter algum tipo de tratamento.